710
PRÁTICA
As unidades "Práticas" estão situadas no Silo1B, que se destaca por possuir módulos estruturais menores. Projetados para estadias curtas, esses apartamentos oferecem um banheiro completo, uma cozinha bem equipada e uma área de descanso que inclui cama, espaço de armazenamento e uma pequena mesa multifuncional para apoio, estudo, refeições e atividades similares. O imaginário coletivo do acolhimento mineiro está presente nessa unidade, decorada com “pedras” feitas de cerâmica produzidas pelo Ateliê Mínima.
Ateliê Mínima
LÍVIA STEFANI é a artista por trás das criações do ATELIER MÍNIMA. Graduada em Arquitetura e Urbanismo, foi em 2016 que trocou o mercado imobiliário para seguir um caminho mais orgânico dentro da arquitetura. As investigações e descobertas desse processo guiaram para a criação do Mínima Estúdio, ainda ligado à arquitetura, mas já muito voltado ao design e à criação de objetos. Não tardou e, lá em 2017, o estúdio se transformou em atelier, já integralmente dedicado à arte cerâmica.
O constante trânsito entre os universos da arte, do design e do artesanato acontece de maneira espontânea, vendo no processo de feitura da cerâmica a chave para conhecer a si mesmo e ao mundo. A artista trabalha a forma como linguagem primordial, e busca nas complexidades do processo criativo a poética para as suas obras. Hoje, explora temáticas como o feminino, a palavra como instrumento de voz-expressão e a memória nos livros de artista. Em paralelo, estuda cerâmica na UFSJ, onde conhece técnicas, explora linguagens e aprimora suas habilidades; é também pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade – PIPAUS/UFSJ, interessada nos estudos sobre produção cerâmica e processos de criação, em especial da criação coletiva como substância da tessitura social.
O Atelier Mínima, atualmente localizado em São João del-Rei, em Minas Gerais, é um pequeno ateliê onde são produzidas cerâmicas autorais. É um espaço-manifesto inaugural, lugar voltado à experimentação e criação em cerâmica; a fusão entre o amor pela criação e pelo fazer manual. Esse lugar se fez mínima pela busca do que é essencial, e em sua trajetória permeou o universo das artes vestíveis, com a joalheria em cerâmica, e dos objetos de arte. Neste momento o mínimo se manifesta também na produção material do atelier, não só pelo tamanho das peças, mas também no valor atribuído a cada detalhe; na criação de uma poesia cerâmica que seja capaz de despertar nosso olhar por meio de belezas singulares.
+55 (32) 98827-7409
@atelierminima